sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Locais a Visitar no Concelho de Vila Pouca de Aguiar



O concelho é reconhecido pelo seu património histórico-cultural e excelentes condições proporcionadas pela natureza, resultado dos diferentes povos que por ele passaram.
Um dos locais a conhecer é o mais célebre Castelo de Aguiar, considerado um dos monumentos mais importantes do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Vislumbrado por gigantescos blocos graníticos, imponente na paisagem verdejante que impera em toda a área devido às suas características de localização e vasto campo de visão que proporciona, é integrado no grupo de Castelos "roqueiros".
Outro dos locais a visitar, são as termas de Pedras Salgadas, rodeadas por um bonito parque que possui vários equipamentos de entretenimento e lazer, bem como as fontes terminais com água mineral naturalmente gaseificada. Destacam-se, também a existência do campo de golfe e a casa de chá. As origens de Pedras Salgadas remontam à época do Império Romano. Dados afirmam que foi a partir da Idade Média que as pessoas começaram a beber a água que brotava das suas fontes para trabalhar nas vinhas e bosques. Esta água possui efeitos medicinais, entre elas o tratamento de doenças do fígado, do intestino, alergias, etc.
As Antas da Serra do Alvão, localizadas na freguesia da Lixa do Alvão, contribuem para o património histórico cultural do concelho. Estão classificadas como monumento nacional, em que uma delas apresenta uma momoa -túmulos- edificada com terra e pedra húmida, cujas dimensões a num dos monumentos megalíticos mais impressionantes do concelho. Também, nesta freguesia foram encontradas gravuras rupestres na Anta e um conjunto de sepulturas abertas na rocha, em bom estado de conservação. A sua época de construção no séc. VII-VIII D.C. Estes monumentos estão directamente ligados com o ritual funerário pagão.
Menir- edificado para um culto religioso. Ao que tudo indica estará ainda no seu sítio original. Construído aproximadamente em 1500 A.C. , localizado em Vreia de Jales. Deste tipo de monumentos só existem três em Portugal.
A ponte romana com um arco -Barrela- e os relógios que existem em grande abundância, fazem parte do importante património do concelho.
A igreja de Santa Eulália, freguesia de Pensalves, com um riquíssimo interior de estilo Barroco; destaca-se ainda a igreja medieval -Três Minas- da alta Idade Média (séc.IX), anterior à fundação da nacionalidade e que é caracterizada pelas suas belas "cachorradas", que decoram todo o beiral.
É ainda de relevar o belíssimo pôr- do- sol sobre a barragem da Falperra e os campos verdejantes do Planalto da Serra do Alvão.

Sem comentários:

Enviar um comentário